Brasão sobre paisagem do Vêneto e da Serra Gaúcha.

Sobrenome e brasão de família

Você conhece a origem e significado do sobrenome DAMETTO? Veio do nome de alguma província do Império Romano? De uma profissão? De uma característica física?

Os lugares de origem das pessoas que se estabeleceram na Península Itálica foram a maior fonte de sobrenomes. Pessoas provenientes da província romana da Dalmácia receberam sobrenomes como Dalmás, Damasceno, Damassini, Dalmazzo, Dalmina, Dametto. Nos primórdios talvez fosse Dalmetto e depois tenha sofrido variação ortográfica. Continue lendo Sobrenome e brasão de família

TAGS: , ,

“Family Name History”. Certidão emitida pelo Historical Research Center (Kissimmee, Flórida, EUA).

Nome de família

A fixação de nomes e sobrenomes, na Itália e em outros países europeus, deu-se entre o fim da Idade Média e início da Era Moderna.

A partir do século XI existia uma situação relativamente estável, caracterizada pelo uso de nomes individuais. A família se consolidou no século XII, quando aperfeiçoou a sua estrutura e o seu papel no tecido social. A partir de então, tornou-se inadequado um sistema de denominação fundado apenas no nome individual.

Continue lendo Nome de família

TAGS: , , ,

Imagens do livro Costruzione, linguaggio e lettura dello stemma, a cura di Marcello del Piazzo, págs. 497 e 523.

Brasão de armas

O brasão é um símbolo que vem da Europa medieval. Os brasões eram fornecidos pelos reis a grandes cavaleiros em recompensa por atos de coragem e bravura. Começaram a ser empregados nas armarias no final do século X, tendo sido regularizado o seu uso e aperfeiçoadas suas regras nos três séculos seguintes. Seu apogeu na Idade Média deve-se ao ápice da cavalaria, do romantismo na arte, da exaltação da família e da nobreza.

Continue lendo Brasão de armas

TAGS: ,

Montagem de pratos com brasões e brasão do conhecimento.

Brasão de família

Praticamente toda família europeia (berço da civilização ocidental) tem um brasão que a identifica. Assim, podemos crer que membro(s) da família Dametto tenha(m) sido recompensado(s) com brasão ao longo de séculos de história que antecederam à vinda de nossos ancestrais ao Brasil. Entretanto, não encontrei registros de nosso sobrenome em armoriais (livros de registros de brasões) consultados.

Continue lendo Brasão de família

TAGS: ,

Brasão assumido

Heráldica assumida

O que são armas assumidas?

A heráldica assumida está na base de todo o desenvolvimento da arte de bem orientar as representações simbólicas da personalidade. Quase todos os antigos brasões de armas têm, na origem, uma proveniência assumida. Cada um tomava para si um distintivo privativo para melhor se diferenciar dos outros.

Com a ascensão da burguesia, o fim dos chamados privilégios nobiliárquicos e o renascimento da arte da heráldica, adotou-se a criação dos brasões assumidos, escolhidos pelo próprio interessado e ordenados segundo as regras da ciência e da arte heráldicas. Com base no estudo dos antigos armoriais, a prática de usar marcas pessoais indicativas de posse passou a se difundir nos grandes centros europeus.

Continue lendo Heráldica assumida

TAGS:

Brasão Família Dametto-2 partes

Brasão da Família Dametto

Brasão de Armas Novas e Memória Familiar

Descrição e significado

No listel superior, o nome de família DAMETTO identifica e personaliza o Brasão. No listel inferior, a divisa LAVORO & CONOSCENZA resume a missão da família e faz referência ao saber e experiência acumulados ao longo do tempo, inspirando as novas gerações para o estudo, a introspecção e o trabalho.

No escudo, formato ítalo-luso-brasílico, Terciado em Mantel, com Escudete sobretodo em Ponto de Honra, estão inseridos os seguintes temas:

  1. Em campo de Verde (sinople), Cruz firmada de Prata filetada de Vermelho (gules) e Ouro – referência a uma família cristã.
  2. Em campo de Vermelho (gules), Cornucópia de Ouro frutada ao natural – atributo complementar da deusa Ceres, representa a agricultura e a promessa de abundância num mundo novo para o imigrante.
  3. Em campo de Azul celeste (ciel), Torre e lances laterais de Muralha maçonados de Ouro – referência à ordem vigente na Itália antes da Unificação. É também uma referência à cidade de Castelfranco Veneto, origem da primeira família Dametto vinda ao Brasil.
  4. Escudete Sobretodo – em campo de Azul filetado de Prata, Cabeça de Leão leopardé de Ouro – remete a ancestrais mais longínquos vindos da Dalmácia [Dalmatia] romana, origem do nome de família DAMETTO.

Os Tenentes do escudo são duas deusas greco-romanas sobre plataforma de mármore ao natural: Demeter/Ceres, deusa da agricultura e da Terra em sua fecundidade. Palas Atena/Minerva, deusa da sabedoria, do conhecimento, da justiça e da experiência.

O conjunto – escudo e tenentes – remete também à cultura italiana trazida ao Brasil.

Elmo gradeado posto a 3/4, de Prata, ornado de Ouro, forrado e correado de Púrpura (purple) e Prata (argento) portando Coronel de Nobreza de Ouro.

Coronel de Nobreza – atribuído à Nobreza do Trabalho.

Lambrequim de Verde, forrado de cetim (branco).

Timbre – Coruja espalmada de Prata, atributo complementar de Minerva/Palas Atena, simboliza cultura, conhecimento.

As cores sobre o escudo e nos dísticos, além de remeter às cores da Itália e do Brasil, têm significados próprios:

Vermelho: vitória, fortaleza e ousadia. Na heráldica, o vermelho é associado com o valor e a intrepidez e obriga os seus portadores a socorrer os injustiçados e oprimidos.

Verde: esperança de novos horizontes para a vida, fé, amizade, bons serviços prestados, amor, juventude e liberdade. Na heráldica medieval, um brasão que continha este esmalte orientava o seu portador a socorrer os lavradores, os órfãos e pobres oprimidos.

Azul: zelo, lealdade, caridade, justiça, serenidade, beleza e boa reputação. Na heráldica medieval os seus portadores estavam predispostos a fomentar a agricultura e a socorrer os servidores despedidos injustamente ou que se encontrassem sem remuneração. Simboliza também o céu e o mar singrado pelos imigrantes.

Ouro e amarelo: nobreza, riqueza e poder, matéria. Aqueles que tinham este metal no seu escudo deveriam fazer bem aos pobres e defender seus senhores, lutando por eles até o fim.

Prata e branco: pureza, integridade, firmeza e obediência. Na heráldica medieval, aqueles que tinham este metal no escudo deviam servir seu soberano na náutica, defender as donzelas e amparar os órfãos.

O painel tem as dimensões de 75 centímetros de altura e 55 centímetros de largura, e o espaço do Brasão tem cinco (5) centímetros menos em cada margem, ou seja, mede 0,65 x 0,45 cm.

Brasão da Família Dametto - esboço inicial. Desenhado pelo heraldista brasileiro Renato Moreira Gomes.
Brasão da Família Dametto – esboço inicial. Desenhado pelo heraldista brasileiro Renato Moreira Gomes.

Brasão pintado completo.Brasão pintado completo.

Significado do Brasão e origem do sobrenome DAMETTO.

Significado do Brasão e origem do sobrenome DAMETTO.

TAGS: