Missa do primeiro encontro da Família Dametto, celebrada pelo padre Miguel Dametto e o vigário da paróquia de Anta Gorda - RS.

Santa Missa – Memória do Pe. Miguel Dametto

1.o Encontro da Família Dametto – 1.o Centenário de Casamento (09-02-1907 a 09-02-2007) de José Dametto com Maria Simon Dametto

Queridos familiares, descendentes, convidados, amigos e participantes do 1.o Encontro da Família Dametto, do tronco familiar de JOSÉ DAMETTO e MARIA SIMON DAMETTO, cujo casal homenageado comemora seu 1o Centenário de Casamento (09-02-1907 a 09-02-2007), Pe. Luiz Possebom, pároco desta Paróquia, irmãs religiosas, senhora Nair Dametto, idealizadora e coordenadora deste grande encontro.

Ao celebrarmos o 1.o Encontro da Família Dametto, o fazemos iniciando com este ato religioso, com a celebração da Santa Missa, da Eucaristia de Ação de Graças, trazendo presente com isto um dos grandes valores cultivados por nossos antepassados, que é a fé, o temor a Deus, e o reconhecimento de nossa filiação divina, legado que ainda hoje permanece presente na vida para a maioria de nós, seus descendentes.

Hoje, participando deste evento familiar, reencontro de parentes e amigos, encontro das diversas gerações descendentes, lembro que todos nós somos, em pequena ou grande parte, resultado e produto de nossa história, que passou por nossos bisavós, avós, pais e chegou até nós, uma história que até o presente momento nos foi transmitida de forma oral, isto é, por palavras, de pais para filhos, de avós para netos, e que a partir de hoje, graças a Deus, passará a ser registrada e documentada pela escrita.

A própria Bíblia Sagrada, onde nela encontramos a História da Salvação, a ação libertadora de Deus, foi por primeiro passada de pais para filhos, de geração em geração, de forma oral. Somente depois de muitos séculos e até milênios passou a ser escrita, sob a inspiração divina, por mãos humanas.

Por isso, ainda hoje, nós descendentes do tronco familiar de José Dametto e Maria Simon Dametto recebemos seus legados, que colaboraram e colaboram para sermos aquilo que somos.

A história que nos foi contada por nossos pais, nossos tios e até por nossos irmãos mais velhos, nos fala da coragem de nossos heróis antepassados, que a exemplo de Abraão, na Bíblia Sagrada, deixaram para trás a Itália, sua terra natal, para chegar até a América, ao Brasil, Rio Grande do Sul, Carlos Barbosa, que na época pertencia a Garibaldi, a ANTA GORDA. Pobres, mas honrados e com muita dignidade, como se canta na bela canção – “Dalla Italia noi siamo partiti / Siamo partiti col nostro onore / Trentasei giorni di macchina e vapore, / e nella Merica noi siamo arriva” – para aqui, com trabalho, luta e muito sacrifício, obter melhores condições de vida para si, seus filhos e sua descendência. Não vieram buscar vida fácil, nem ouro, nem minérios, nem riquezas para levar para a Itália, mas para cá vieram para se estabelecer, construir “paese e città” – isto é, construir e fazer a sua história.

Outro grande legado deixado por nossos avós e antepassados é o da partilha e da solidariedade.

Por muitas vezes, ouvi de meus pais, dos tios e até dos primos e irmãos mais velhos, de quando nossos avós José e Maria iam visitar as famílias dos filhos, “co la ragna”, isto é, com a “charrete”, ou  “carruagem”, mais tarde com a “chevroletona 48”. Essas visitas eram frequentes, eles gostavam muito de visitar os filhos, especialmente se soubessem de algum problema de saúde, ou alguma dificuldade, eles sempre estavam muito atentos. Como criassem bastante porcos, sempre que abatiam os animais faziam salame, dividiam as costelinhas dos porcos com os filhos… partilha concreta… E quando nós, netinhos, enxergávamos os avós chegando perto de casa, corríamos para abrir a porteira e ganhávamos umas pratinhas… moedas… E na passagem do Ano Novo? Como era bom ir até à casa dos avós e dar o “bom princípio do ano novo”, isto é, “Feliz Ano Novo”.

Que graça! Quanta alegria poder nos encontrar hoje, rememorar, trazer presente o passado tão gostoso, que não deve ser esquecido. Rememorar tanta gratuidade, tanta solidariedade, tanto cooperativismo, vividos e testemunhados por nossos antepassados.

Parabéns a quem tomou a iniciativa da realização deste encontro. Obrigado a quem articulou e organizou este evento. Que tenhamos a graça de realizar muitos outros encontros. Vale a pena!

Que Deus abençoe cada uma de nossas famílias, que abençoe esta grande e numerosa FAMÍLIA DAMETTO.  Amém!

Pe. Miguel Carlos Dametto

Anta Gorda, RS, 10 de fevereiro de 2007.

 Encontro no Salão Paroquial – Familiares do Pe. Miguel Dametto
TAGS: , ,