Embarque de italianos para o Brasil, 1910 (Acervo do Museu da Imigração do Estado de São Paulo).

Emigração italiana

A Unificação da Itália foi um dos principais fatores para que uma grande leva de italianos aportasse nas Américas do Norte e do Sul. Com o fim do feudalismo, os camponeses, que agora podiam abandonar o campo, não encontravam trabalho nas cidades, já repletas de artesãos desempregados pela explosão demográfica. A revolução industrial estava substituindo a mão de obra humana pelas máquinas que produziam mais e melhor. Por não encontrarem ocupação nas cidades, tinham apenas uma saída: a emigração.

No Brasil, houve estímulo à imigração e à organização da colonização durante todo o século XIX. A partir de 1824 até meados da década de 1850, expandiu-se a imigração alemã, sobretudo no Rio Grande do Sul, sob a direção do Governo Provincial. A partir da década de 1870 houve o incremento da colonização italiana, dirigida pelo Governo Imperial.

Continue lendo Emigração italiana

TAGS: , ,

memorial-rio-grande-sul

Projeto imigratório no Brasil

A política de imigração foi planejada não apenas com o propósito de colonizar territórios pouco ocupados ou de suprir a mão de obra necessária após a abolição da escravatura, mas também para “branquear” a população brasileira.

Depois da Independência, entre 1823 e 1828, o Governo Imperial estimulou a imigração alemã, tanto para a formação de núcleos coloniais, como para a organização de batalhões de estrangeiros no exército em formação – uma real necessidade diante do fato de que os batalhões existentes eram formados por soldados portugueses fiéis a Portugal e pouco predispostos a lutar pelo Brasil independente.

Continue lendo Projeto imigratório no Brasil

TAGS: , , , ,

Imigrantes em frente à Hospedaria do Immigrante, c. 1890.

Registros em livros da imigração

O acervo digital dos livros de “Matricula dos Immigrantes entrados no Alojamento provincial de Immigração em São Paulo” apresenta estes registros de nomes e sobrenomes Dametto, com membros das respectivas famílias:

Continue lendo Registros em livros da imigração

TAGS: ,

Família Giovanni Battista Dametto

Giovanni Battista Dametto (Gio Batta Dametto, agricultor), natural de ……………………. , província de ………………………., Itália.  Aos 47 anos, veio com sua família ao Brasil. Desembarcou no porto de Santos no dia 14/11/1887, com a esposa Maria Theresa Vinante, filhas e filhos, conforme consta na pág. 089 do livro 007 de “Matricula dos Immigrantes entrados no Alojamento provincial de Immigração em São Paulo”, hoje Museu da Imigração.

Filhos:

4.1. ANGELA Dametto (20 anos)

4.2. IRENE Dametto (17 anos)

4.3. PIETRO Dametto (15 anos)

4.4. GIUSEPPE Dametto (13 anos)

4.5. MARIA Dametto (10 anos)

4.6. ANTONIO Dametto (8 anos)

4.7. NATALE Dametto (6 anos)

Continue lendo Família Giovanni Battista Dametto

TAGS: