Você conhece a origem e significado do sobrenome DAMETTO? Veio do nome de alguma província do Império Romano? De uma profissão? De uma característica física?
Os lugares de origem das pessoas que se estabeleceram na Península Itálica foram a maior fonte de sobrenomes. Pessoas provenientes da província romana da Dalmácia receberam sobrenomes como Dalmás, Damasceno, Damassini, Dalmazzo, Dalmina, Dametto. Nos primórdios talvez fosse Dalmetto e depois tenha sofrido variação ortográfica.
O texto Nome de Família resume o processo de formação de sobrenomes, nos países europeus, desde o fim da Idade Média.
Os brasões de família tiveram origem na Europa medieval e têm uma longa tradição. Os interessados podem aprender um pouco sobre o assunto lendo os textos Brasão de Armas e Brasão de família.
Frequentemente me perguntam se a família Dametto tem um brasão. Não encontrei o sobrenome Dametto nos armoriais consultados. Alguns ramos familiares transferidos para as cidades, em épocas remotas, tornaram-se cidadãos, então é possível que tivessem um brasão da classe média, apenas como cidadãos.
Escritórios especializados hoje fornecem brasões a quem os procura (e paga por eles). Sobre brasões confeccionados sem histórico familiar, com figuras aleatórias, o genealogista ítalo-francês Tibère Gheno diz: “Tudo aquilo que dizem os escritórios heráldicos é fraude, mentira, para fazerem dinheiro. Estes escritórios heráldicos estão certos em fazê-lo, há sempre pessoas que gostam de pagar… mesmo por uma fraude.”
Apresentamos um brasão da família Dametto, obtido em 2008 no Historical Research Center dos Estados Unidos, acompanhado de sua descrição, que é parte integrante e necessária do brasão. Certamente é reconhecido pelos Dametto que moram nos Estados Unidos e Canadá. Todavia, não reconheci nele figuras heráldicas que representem nossa história familiar no Brasil.
A Heráldica assumida, prática comum nos países europeus, está se disseminando no Brasil. Então, em vez de um brasão feito por escritórios de heráldica que nem sequer conhecem nossa história familiar, temos a alternativa de criarmos nosso próprio brasão. Com símbolos que expressem nossa verdadeira história e maneira de ser. Vamos escolher cores heráldicas que representem nossas origens e a pátria que acolheu nossos antepassados. Um brasão que represente os Dametto de ontem e de hoje, que nossos descendentes possam aceitar como verdadeiro e apresentar com orgulho.
Então, familiares Dametto, o que acham da ideia de escolhermos e assumirmos o brasão que queremos para nossa família?
No Segundo Encontro da Família Dametto, realizado em Tapejara – RS no dia 9 de outubro de 2016, submetemos aos presentes no encontro o projeto do brasão desenhado pelo heraldista brasileiro Renato Moreira Gomes a partir do Histórico familiar a ele fornecido. Será um Brasão de Armas Novas de Memória Familiar, com representações simbólicas:
A – Origem do nome Dametto: Dalmatia (província do Império Romano)
B – Procedência da primeira família Dametto no Brasil: “Castelfranco Veneto”, Itália
C – Trabalho/agricultura/produtividade. Conhecimento/cultura/terra brasileira.
A Descrição do Brasão foi finalizada após o Brasão pronto.
Segundo o heraldista Renato Moreira Gomes, o Brasão assumido da Família Dametto foi desenhado e ordenado “dentro da mais perfeita obediência à estética da Arte Heráldica, produzindo um trabalho, para quem souber fazer, como deve ser feito, digno de lugar de honra em Galeria de Arte heráldica”.