Brasão de Armas Novas e Memória Familiar
Descrição e significado
No listel superior, o nome de família DAMETTO identifica e personaliza o Brasão. No listel inferior, a divisa LAVORO & CONOSCENZA resume a missão da família e faz referência ao saber e experiência acumulados ao longo do tempo, inspirando as novas gerações para o estudo, a introspecção e o trabalho.
No escudo, formato ítalo-luso-brasílico, Terciado em Mantel, com Escudete sobretodo em Ponto de Honra, estão inseridos os seguintes temas:
- Em campo de Verde (sinople), Cruz firmada de Prata filetada de Vermelho (gules) e Ouro – referência a uma família cristã.
- Em campo de Vermelho (gules), Cornucópia de Ouro frutada ao natural – atributo complementar da deusa Ceres, representa a agricultura e a promessa de abundância num mundo novo para o imigrante.
- Em campo de Azul celeste (ciel), Torre e lances laterais de Muralha maçonados de Ouro – referência à ordem vigente na Itália antes da Unificação. É também uma referência à cidade de Castelfranco Veneto, origem da primeira família Dametto vinda ao Brasil.
- Escudete Sobretodo – em campo de Azul filetado de Prata, Cabeça de Leão leopardé de Ouro – remete a ancestrais mais longínquos vindos da Dalmácia [Dalmatia] romana, origem do nome de família DAMETTO.
Os Tenentes do escudo são duas deusas greco-romanas sobre plataforma de mármore ao natural: Demeter/Ceres, deusa da agricultura e da Terra em sua fecundidade. Palas Atena/Minerva, deusa da sabedoria, do conhecimento, da justiça e da experiência.
O conjunto – escudo e tenentes – remete também à cultura italiana trazida ao Brasil.
Elmo gradeado posto a 3/4, de Prata, ornado de Ouro, forrado e correado de Púrpura (purple) e Prata (argento) portando Coronel de Nobreza de Ouro.
Coronel de Nobreza – atribuído à Nobreza do Trabalho.
Lambrequim de Verde, forrado de cetim (branco).
Timbre – Coruja espalmada de Prata, atributo complementar de Minerva/Palas Atena, simboliza cultura, conhecimento.
As cores sobre o escudo e nos dísticos, além de remeter às cores da Itália e do Brasil, têm significados próprios:
Vermelho: vitória, fortaleza e ousadia. Na heráldica, o vermelho é associado com o valor e a intrepidez e obriga os seus portadores a socorrer os injustiçados e oprimidos.
Verde: esperança de novos horizontes para a vida, fé, amizade, bons serviços prestados, amor, juventude e liberdade. Na heráldica medieval, um brasão que continha este esmalte orientava o seu portador a socorrer os lavradores, os órfãos e pobres oprimidos.
Azul: zelo, lealdade, caridade, justiça, serenidade, beleza e boa reputação. Na heráldica medieval os seus portadores estavam predispostos a fomentar a agricultura e a socorrer os servidores despedidos injustamente ou que se encontrassem sem remuneração. Simboliza também o céu e o mar singrado pelos imigrantes.
Ouro e amarelo: nobreza, riqueza e poder, matéria. Aqueles que tinham este metal no seu escudo deveriam fazer bem aos pobres e defender seus senhores, lutando por eles até o fim.
Prata e branco: pureza, integridade, firmeza e obediência. Na heráldica medieval, aqueles que tinham este metal no escudo deviam servir seu soberano na náutica, defender as donzelas e amparar os órfãos.
O painel tem as dimensões de 75 centímetros de altura e 55 centímetros de largura, e o espaço do Brasão tem cinco (5) centímetros menos em cada margem, ou seja, mede 0,65 x 0,45 cm.
Significado do Brasão e origem do sobrenome DAMETTO.